Os sinais de que seus hormônios podem estar em desequilíbrio
Muitas vezes, sintomas que parecem comuns do dia a dia, como cansaço constante, ganho de peso sem explicação, alterações de humor ou até queda de cabelo podem estar relacionados ao desequilíbrio hormonal. Como endocrinologista, costumo explicar aos meus pacientes que os hormônios são mensageiros químicos fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Quando estão em desajuste, praticamente todas as áreas da saúde podem ser impactadas.
Alguns sinais importantes que merecem atenção:
Fadiga persistente, mesmo após uma boa noite de sono;
Dificuldade para emagrecer ou ganho de peso repentino;
Alterações de sono, como insônia ou sonolência excessiva;
Oscilações de humor, irritabilidade e ansiedade;
Queda de cabelo ou mudanças na pele;
Irregularidades menstruais no caso das mulheres.
É importante lembrar que esses sintomas podem ter várias causas, mas quando estão associados e persistem por semanas ou meses, a avaliação médica é fundamental. Com exames adequados, conseguimos identificar alterações na tireoide, resistência à insulina, disfunções nas glândulas suprarrenais ou até questões ligadas aos hormônios sexuais.
O tratamento é sempre individualizado. Em alguns casos, envolve mudanças no estilo de vida, como alimentação equilibrada, atividade física e manejo do estresse; em outros, pode ser necessário o uso de medicamentos ou reposição hormonal.
Cuidar da saúde hormonal é cuidar da qualidade de vida. Se você se identificou com alguns desses sinais, não hesite em procurar acompanhamento médico especializado aqui na Clinica Santtare.